Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
BLOG
Confira as últimas notícias da REBIBRAS.
Nos acompanhe e fique por dentro das novidades.
24/09/2021 - Burn Web

Por que a manutenção é tão importante?

A manutenção precisa ser uma prática constante em indústrias para manter a integridade dos equipamentos em dia! Saiba por que ela é tão importante e os principais tipos de manutenção!

A manutenção é indicada para evitar que o equipamento quebre ou apresente defeitos na operação, e caso já tenha quebrado, realizar o conserto. Assim seu produto final não perde o padrão de qualidade e nem atrasa sua produção.

Com a manutenção em dia você evita problemas como:

- Reclamações e perda de confiabilidade dos clientes que não serão atendidos no prazo especificado;

- Receitas não obtidas;

- Custos altos de reparos dos equipamentos após quebrar.

 

Principais tipos de manutenção:

Manutenção corretiva: seu objetivo é recuperar a capacidade produtiva de um equipamento que tenha perdido ou diminuído sua capacidade de produção.

Manutenção preventiva: indicada para prevenir um problema no processo através da realização de algumas atividades, como trocar peças e óleo, engraxar, limpar etc. A empresa deve estabelecer um cronograma de manutenções para que não haja interrupção no processo.

Manutenção preditiva: o objetivo desta manutenção é antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos, antes mesmo de se tornarem problemas potenciais, agindo quando pequenas mudanças são percebidas na produção ou resultados do produto. Isso acontece graças ao seu modo de aplicação, por meio de monitoramento constante.

 

Leia também: 5 passos para realizar reuniões produtivas e engajadas com seus colaboradores!

Compartilhar